FOTOGRAFIA+RUA+ARTE+LUGARES...

Sobre a fotógrafa


Marília Lia (Marília Serino Lia)
Fotógrafa paulistana. Formada em comunicação social (bacharel em publicidade), pela Universidade Metodista, descobriu a paixão pela fotografia na infância por influência de sua mãe. Na faculdade iniciou a fotografar e a desenvolver seu senso crítico e estético. Nesse período cursou fotografia no SENAC (SP), e foi assistente em Cenografia e Direção de Arte.

Após se formar, passou um tempo no Nordeste onde trabalhou como fotógrafa e contato publicitário em um jornal local de Pipa (Rio Grande do Norte). Ali, iniciou alguns projetos fotográficos pessoais. De volta a São Paulo, trabalhou na área de publicidade, contribuindo para produção fotográfica de catálogos de moda, vitrines e lançamento de coleções.
Foi Arte-educadora na 24a Bienal Internacional de Artes Plásticas de São Paulo.
Em 2001 passou sete meses na Espanha, onde estudou espanhol na Universidad Complutense de Madrid.

Retornando ao Brasil passou a se dedicar exclusivamente a fotografia.   

Através da fotografia teve um envolvimento com crianças e jovens. Ainda como estudante, iniciou o projeto “crianças criando para brincar” em diversas cidades do Brasil. Entre 2002 e 2003 fotografou para a Associação Abrinc para o projeto Arrastão, com a artista plástica Helena Kavalliunas e o Instituto Tomie Otake, com jovens carentes (trabalho social voluntário).
Fez curso de Direção para retratos com Diego Rousseaux na Riguardare em 2008. Participa eventualmente das jornadas fotográficas com o fotojornalista André Douek.

Exposições que participou; “Sampa e Samba” (2002), “Os Cantos de São Paulo” (2003/ SESC Santo Amaro) e “São Paulo um Caso de Amor: 450 pontos de vista” - 2004, em comemoração aos 450 anos da cidade de São Paulo.

Atualmente trabalha na áreas de fotografia publicitária e corporativa para alguns clientes, shows e espetáculos (é fotógrafa contratada do Auditório Ibirapuera), fotografia de família (infantil e gestantes), retratos, ensaios fotográficos e gastronomia (uma de suas grandes paixões).